As imagens, feitas por Aldo Boccaccio e publicadas pelo veículo The Drive, mostram a silhueta do jato supersônico embrulhado em plástico azul e montado, com a cauda para a frente, a bordo de uma grande carreta em Marana, estado americano do Arizona.
Jato de teste supersônico silencioso X-59 da Skunk Works avistado em uma carreta em direção ao Texas:
O Lockheed Martin X-59 QueSTT é um avião supersônico experimental desenvolvido pela gigante aeroespacial e de defesa Skunk Works, divisão que trabalha para NASA. Os voos de teste da aeronave supersilenciosa devem começar no ano que vem.
A Skunk Works constrói os X-59 em sua fábrica na Califórnia desde 2018, com a fabricante Lockheed promovendo o demonstrador de avião supersônico por seu voo silencioso a velocidade sônica – um dos principais obstáculos para uso comercial de jatos supersônicos.
A Lockheed planeja efetuar testes estruturais da aeronave no Texas antes de enviá-la de volta para a Califórnia para voos de teste.
A agência espacial americana NASA quer iniciar os voos do X-59 entre cidades selecionadas entre 2024 e 2026 para obter comentários do público sobre os níveis de ruído.