Panorama internacional

MRE da Rússia declara que exercícios conjuntos Japão-EUA ameaçam sua segurança

Moscou vê os exercícios militares conjuntos do Japão e dos Estados Unidos próximos às fronteiras da Rússia como uma ameaça à segurança do país no Extremo Oriente, declarou o Ministério das Relações Exteriores.
Sputnik
Nesta sexta-feira (24), um representante da Embaixada do Japão em Moscou foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia para lhe expressar protesto em relação aos exercícios militares praticados em conjunto com forças norte-americanas.

"Ele foi informado das preocupações russas de que esses exercícios próximos às fronteiras são uma ameaça potencial à segurança da Rússia no Extremo Oriente", disse o ministério, acrescentando que as autoridades japonesas estão resistindo para considerar as preocupações da Rússia com a segurança.

Os exercícios conjuntos do Japão e dos Estados Unidos começaram no dia 6 de dezembro na região da ilha de Hokkaido (norte), perto da fronteira oriental da Federação da Russa.
O Japão reivindica as ilhas russas Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai, alegando o Tratado Bilateral de Comércio e Fronteiras que assinou com a Rússia em 1855. Tóquio condiciona a assinatura do Tratado de Paz com Moscou, que ficou pendente desde 1945, à recuperação das ilhas, que os japoneses designam de "territórios do norte".
Moscou, por sua vez, destaca que esses territórios foram transferidos para a União Soviética por acordos internacionais no final da Segunda Guerra Mundial e que a Rússia assumiu a soberania sobre esses territórios como sucessora legal da URSS.
Panorama internacional
Japão e EUA preparam plano de resposta a eventual 'contingência' em Taiwan, relata mídia
Comentar