Ciência e sociedade

Asteroide do tamanho de ônibus passará próximo da Terra: será que devemos nos preocupar?

O início do ano que vem será marcado pela passagem de um grande asteroide próximo da Terra. Os cálculos da agência NASA fornecem pistas sobre seu grau de perigo.
Sputnik
De acordo com a agência espacial norte-americana, o asteroide 2014 YE15, detectado pela primeira vez em 2014, vai passar pelas proximidades de nosso planeta à distância de cerca de 7.400.000 quilômetros no dia 6 de janeiro.
Enquanto a NASA considera "potencialmente perigosos" os objetos de tamanho superior a 50 metros e que se aproximam da Terra a distâncias de pelo menos 7,5 milhões de quilômetros, o asteroide 2014 YE15 de sete metros, do tamanho de um ônibus, não é considerado uma ameaça grave.
O final deste ano também será marcado por um perigo aparentemente maior passando no espaço - em 29 de dezembro, um asteroide de aproximadamente 149 metros se aproximará muito mais da Terra, a 3.540.000 quilômetros.
Ciência e sociedade
NASA apresenta mapa que mostra centenas de asteroides e cometas em tempo real
Os asteroides aparecem nas proximidades de nosso planeta a cada dois dias, e a NASA monitora seu movimento e atualiza regularmente uma lista das próximas cinco aproximações.
Porém, isso não significa que esses objetos celestes devem ser ignorados. Mesmo os mais pequenos podem causar problemas. Em 2013, um asteroide de 20 metros explodiu acima da cidade russa de Chelyabinsk, liberando a energia equivalente a cerca de 26-33 explosões de bombas atômicas. Na sequência disso, vários prédios foram danificados e cerca de 1.500 pessoas foram tratadas por lesões causadas pelos efeitos secundários da explosão.
Comentar