Os cientistas identificaram um tipo de tempestade antes desconhecido, chamado "lago atmosférico", segundo estudo apresentado na Reunião de Outono da União Americana de Geofísica.
Um grupo de cientistas encontrou um novo tipo de condições meteorológicas que existem, principalmente, sobre a parte ocidental do oceano Índico, com piscinas compactas de movimento lento e ricas em umidade.
Ao contrário da maioria das tempestades criadas por um vórtice, os lagos são formados por concentrações de vapor d'água, suficientemente densas para causarem chuva.
Um grupo de cientistas encontrou um novo tipo de condições meteorológicas que existem, principalmente, sobre a parte ocidental do oceano Índico, com piscinas compactas de movimento lento e ricas em umidade
No entanto, às vezes estes lagos atmosféricos "se deslocam para o oeste sobre a costa oriental africana, levando a chuva a essa zona semiárida", aponta o estudo, indicando que o fenômeno dura vários dias e ocorre diversas vezes por ano.
Durante a pesquisa foram utilizados dados de satélite para detectar 17 lagos atmosféricos de mais de seis dias de duração.
"Estou interessado em aprender mais conhecimentos locais sobre eles [os lagos atmosféricos], nesta zona com uma história náutica venerável e fascinante", indicou Brian Mapes, um dos cientistas da Universidade de Miami.