"O veículo de lançamento que atualmente está sendo desenvolvido na China será capaz de transportar uma nave espacial de 150 toneladas à órbita baixa da Terra, o equivalente a lançar toda a estação espacial de Tiangong de uma única vez", afirmou o vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês), Wu Yanhua.
O foguete também vai poder lançar uma nave espacial de mais de 30 toneladas à Lua, ou seja, vai poder transportar aproximadamente quatro cápsulas de exploração lunar Chang'e 5.
O novo veículo de lançamento vai ter um papel importante na exploração do espaço profundo e na missão lunar da China, afirmou Wu.
A China tem estado desenvolvendo ativamente seu programa espacial nacional nos últimos anos. Em abril, o país iniciou a construção da estação orbital multimódulo Tiangong e lançou com sucesso o módulo central Tianhe.
A construção da estação deve ser concluída em 2022. A estação pode acomodar simultaneamente três cosmonautas ou seis pessoas durante uma troca de tripulação.