Ciência e sociedade

'Superreator' nuclear tem nova etapa de produção concluída, diz empresa da Rússia

A Atomenergomash, empresa do consórcio nuclear russo Rosatom, revelou ter instalado o corpo do reator de investigação de nêutrons rápidos, que deverá ser terminado em 2028.
Sputnik
A empresa russa Atomenergomash anunciou a conclusão da produção e montagem da estrutura do reator de investigação de nêutrons rápidos MBIR, o mais potente do mundo.
"Atualmente o corpo do reator está na operação final. Está decorrendo a montagem de controle, nesta operação são verificados pela última vez os parâmetros geométricos planejados de todos os elementos e é confirmada a operacionalidade do reator", informou Andrei Nikipekov, diretor-geral da empresa, parte do consórcio nuclear russo Rosatom.
A estrutura foi fabricada na fábrica da Atomenergomash localizada na cidade de Volgodonsk, cerca de 1.000 km a sudoeste de Dmitrovgrad, onde se encontra o Instituto de Pesquisa de Reatores Atômicos (NIIAR, na sigla em russo).
Rússia inicia construção de reator nuclear de nova geração (FOTO)
Nikipekov destacou que o corpo do reator é um "produto único", só produzido uma vez em 100 anos. Ele recordou que o BOR-60, último reator de investigação de nêutrons rápidos, foi construído em Dmitrovgrad há mais de 50 anos.
"Durante esse tempo passa a existir uma enorme disparidade entre a ideia inicial, as tecnologias e a cadeia de produção existente", comentou.
O NIIAR planeja criar um centro de investigação internacional quando finalizar a construção do reator, prevista para 2028. Nessa instalação serão estudados novos tipos de combustível, materiais e tecnologias, que consolidarão a liderança da Rússia no setor nuclear.
Comentar