"A Argentina disponibilizou a Comissão de Capacetes Brancos para colaborar na catástrofe da Bahia no Brasil", informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores.
O diplomata argentino entrou em contato com a Agência Brasileira de Cooperação, o Ministério das Relações Exteriores do país e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.
O consulado argentino em Salvador também informou sobre a disponibilidade dos Capacetes Brancos ao governador do estado afetado, Rui Costa dos Santos Mororo.
Com estas duas iniciativas, o governo argentino de Alberto Fernández destacou que esta unidade especializada está pronta para atender situações de desastre.
Vista aérea das enchentes em Itapetinga, estado da Bahia, 26 de dezembro de 2021
© AFP 2023 / MANUELLA LUANA
A atual gestão põe à disposição dez profissionais especializados em saneamento que podem purificar a água, desinfectar as zonas, fornecer equipamentos sanitários e prestar aconselhamento às autoridades. Podem ainda realizar serviços de logística para a montagem e desmontagem de casas, oferecer abrigo e receber doações para garantir a sua distribuição.
Em meio às grandes inundações no estado da Bahia, mais 47 cidades foram incluídas na lista de municípios em situação de emergência, neste domingo (26).
O número de mortos na sequência das inundações subiu para 20, enquanto 286 pessoas ficaram feridas. A população total atingida pelos temporais chega a 378.286 pessoas. O governador Rui Costa sobrevoou no domingo (26) as regiões atingidas e falou em "tragédia gigantesca".