Soba era a capital do reino medieval núbio de Alódia, no centro-sul do Sudão contemporâneo, desde o século VI d.C. até cerca do ano 1500.
Fontes escritas descreveram a cidade com múltiplas igrejas, mansões e belos jardins. No entanto, a maioria dos restos arqueológicos foi usado como material de construção quando Cartum foi fundada em 1821.
Conforme informou o HeritageDaily, os arqueólogos fizeram uma série de pesquisas geofísicas que revelaram a extensão da cidade: ela abrangia uma área de 494 acres.
Jardim de 1.000 anos desenterrado na cidade medieval de Soba
O local desenterrado primeiramente foi interpretado como uma grande moradia, mas a escavação determinou que eram restos de um antigo jardim. O dr. Mariusz Drzewiecki, da Universidade de Varsóvia, disse: "Esta é a primeira descoberta deste tipo em Soba e uma das poucas no Sudão".
Foram desenterrados muros construídos em tijolo de barro, junto com um sistema de irrigação em forma de túneis que forneciam água às áreas onde no passado havia árvores e outra vegetação. A equipe também descobriu uma cozinha com um grande forno semicircular, além de uma série de cômodos construídos também em tijolo.
"Talvez estejamos lidando com uma despensa de um complexo maior, talvez tenhamos encontrado um fragmento de um complexo residencial, que também incluía o jardim que estamos estudando", comentou o arqueólogo.