As sanções ocidentais contra a Rússia devem incluir o gasoduto Nord Stream 2, sugere Christoph Heusgen, futuro presidente da Conferência de Segurança de Munique.
"A Alemanha, a Europa e os Estados Unidos devem tomar uma posição comum e clara contra a Rússia, tal como aconteceu após a última invasão russa [reunificação da Crimeia com a Rússia em 2014]. O gasoduto báltico Nord Stream 2 e a exclusão da Rússia do sistema de pagamentos internacionais SWIFT devem também ser incluídos na discussão de possíveis sanções. É necessária uma resposta direta e dura", recomendou em uma entrevista publicada na terça-feira (28) no consórcio de mídia RND.
Heusgen acrescentou que a reação suave dos países ocidentais às ações da Rússia contra a Ucrânia pode ser interpretada por Moscou como "fraqueza", algo que "apenas estimularia sua vontade de expansão". No "mundo nostálgico" das autoridades russas, "a lei internacional não é um padrão", enquanto "a União Soviética e até o regime stalinista são mostrados de forma positiva", segundo o diplomata.
As tensões em torno da Ucrânia se agravaram nas últimas semanas em meio a uma suposta mobilização militar da Rússia junto da fronteira russo-ucraniana, com países ocidentais e a Ucrânia acusando Moscou de querer invadir seu vizinho. O Kremlin responde que tem todo o direito de movimentar tropas dentro de seu próprio território, que não ameaça ninguém, e questiona, por sua vez, a militarização junto das fronteiras da Rússia por parte da OTAN e de seus aliados, incluindo a Ucrânia.
O Nord Stream 2 é uma joint venture das empresas Gazprom, Royal Dutch Shell, OMV, Engie, Uniper e Wintershall, tendo o objetivo de transportar gás natural desde a Rússia à Alemanha através do mar Báltico. O gasoduto foi completado em setembro deste ano após múltiplos obstáculos nos últimos três anos, e aguarda agora a certificação pelo regulador da Alemanha, a Agência Federal de Redes da Alemanha, que parou o procedimento exigindo que fosse criada uma subsidiária alemã, e, em seguida, feito novo pedido de certificação.