Panorama internacional

Rússia deve estar preparada para qualquer tipo de comportamento 'inadequado' dos EUA, diz MRE

Rússia deve estar sempre preparada para todos os tipos de surtos de comportamento inadequado dos EUA, disse em entrevista à Sputnik Dmitry Birichevsky, diretor do Departamento de Cooperação Econômica da chancelaria russa, comentando a possível introdução de novas sanções.
Sputnik
"Detectamos regulamente um comportamento imprevisível dos EUA e seus aliados. Por isso, devemos estar sempre preparados para quaisquer surtos de 'inadequação' e confiar principalmente em nossas próprias forças e capacidades", afirmou diplomata.
Segundo indicou o diretor do departamento, "Washington está usando ativamente ferramentas legislativas nacionais e introduzindo novos pacotes de restrições unilaterais ilegítimas que são contrárias ao direito internacional e aos princípios do comércio livre". No entanto, esta prática é usada "não só contra os concorrentes geopolíticos, dos quais a Rússia faz parte, mas também contra [países] indesejáveis e que não concordam com a visão americana do mundo", ressaltou Birichevsky.
Anteriormente, na mídia surgiram informações que o Ocidente está discutindo uma série de sanções contra a Rússia relacionadas à Ucrânia, entre as possíveis restrições falou-se da desconexão da Rússia do sistema de pagamentos SWIFT.
SWIFT é um sistema interbancário internacional de transferência de informação e realização de pagamentos ao qual estão conectadas mais de 11 mil das maiores organizações em quase todo o mundo. De vez em quando surgem notícias que a Rússia pode ser desligada deste sistema como uma das sanções mais duras do Ocidente.
Panorama internacional
Senador dos EUA ameaça Rússia com 'mãe de todas as sanções' em caso de invasão na Ucrânia
"SWIFT é uma empresa internacional privada com sede na Bélgica, e não se entende totalmente como os americanos pensam implementar suas ameaças. Embora todos estejamos cientes de que as alavancas de pressão dos EUA continuam fortes, por isso estamos preparados para qualquer eventualidade. No entanto, vou repetir, não estamos vendo quaisquer perspectivas reais de a Rússia ser desconectada do SWIFT. Esta retórica cessa e reaparece periodicamente com novo vigor", comentou Birichevsky.
Relativamente à questão se as sanções recentemente introduzidas contra o gasoduto russo Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) e as afirmações de que os EUA continuarão impondo restrições contra este projeto poderão interromper ou adiar seu lançamento, o diplomata disse:
"Francamente, não vemos sentido na política de sanções de Washington quando o gasoduto Nord Stream 2 já foi construído. Rússia está interessada em continuar a desenvolver uma cooperação mutuamente benéfica com a Europa na área energética", ressaltou Birichevsky.
Comentar