"Durante a recentemente realizada comissão intergovernamental russo-indiana para a cooperação militar e técnico-militar e a cúpula entre Rússia e Índia, aos parceiros indianos foram propostas novas áreas de trabalho, incluindo a criação segundo especificações técnicas do cliente de veículos blindados com base na plataforma Armata, especialmente considerando que o Exército indiano está planejando iniciar o desenvolvimento de um novo tanque de batalha principal", comentou secretária de imprensa.
Tanque de batalha principal é o termo para um tanque multipropósito que combina alto poder de fogo, proteção e mobilidade.
Rússia desenvolveu o tanque de nova geração T-14 com base na plataforma universal Armata. A característica deste veículo blindado é sua torre não tripulada que se ativa por controle remoto, enquanto a tripulação permanece protegida em uma cápsula separada dentro do tanque.
Suas armas incluem um canhão de alma lisa de 125 milímetros e uma metralhadora de ação remota de 7,62 milímetros.
Em março, o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, revelou que 20 tanques T-14 Armata serão entregues às unidades do Exército russo ainda em 2021.