"É realmente muito cedo para dizer se o Irã voltou com uma abordagem mais construtiva para a nova rodada de negociações do JCPOA [Plano de Ação Conjunto Global, na sigla em inglês]", disse Price a jornalistas nesta terça-feira (28).
Porém, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA destacou que houve progresso na identificação de questões complexas que ainda precisam ser negociadas sobre o cumprimento de compromissos nucleares do JCPOA.
A oitava rodada de negociações para trazer o Irã de volta ao acordo nuclear e suspender as sanções americanas começou no dia 27 de dezembro, em Viena.
Militares do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) em exercício militar Grande Profeta 17, sudoeste do Irã, em foto publicada em 22 dezembro de 2021
© REUTERS / Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica / Wana / Handout
Em 2018, os Estados Unidos se retiraram do JCPOA, que havia sido assinado entre o Irã, o P5+1 (grupo de países que engloba Alemanha, China, EUA, França, Reino Unido e Rússia) e a União Europeia em 2015, e passaram a decretar políticas de linha dura contra o Irã, levando o país a abandonar em grande parte suas obrigações no acordo.