Panorama internacional

Premiê iraquiano confirma retirada completa de tropas internacionais do país

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Al-Kadhimi, confirmou, nesta quarta-feira (29), que o contingente militar da coalizão internacional liderada pelos EUA se retirou completamente do país.
Sputnik
Em publicação nas redes sociais, o premiê agradeceu à coalizão e aproveitou para afirmar que as forças iraquianas estão preparadas para combater o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) por conta própria.
A Coalizão encerrou totalmente seu papel de combate após a retirada de pessoal e material para fora do Iraque. No futuro, seu papel será aconselhar e ajudar nossas forças de segurança de acordo com o resultado do Diálogo Estratégico.
Agradecemos a liderança da Coalizão, seus membros, nossos parceiros e vizinhos no combate ao Daesh [organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países] e reafirmamos que nossas forças de segurança estão prontas para defender nosso povo.
A retirada total das tropas ocorre antes do prazo final de 31 de dezembro.
O porta-voz do Comando de Operações Conjuntas do Iraque, Tahsin al-Khafaji, havia informado, no último dia 22, que as unidades de combate da coalizão internacional já haviam deixado o país, mas os conselheiros militares permaneciam.
No final de agosto deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que, após o movimento de retirada, as tropas americanas passariam a treinar as forças iraquianas para ajudá-las a lutar contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).
Comentar