Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, assinou na quinta-feira (30) um documento que prorroga a validade do orçamento nacional de 2021, que inclui a liberação de fundos especiais para a aquisição de mísseis antinavio da BrahMos Aerospace, uma joint venture entre a Índia e a Rússia.
O Departamento de Orçamento e Gestão filipino comunicou que as agências governamentais têm até dezembro de 2022 para usar o dinheiro alocado sob o orçamento para o ano financeiro de 2021. 2,835 bilhões de pesos filipinos (R$ 316,67 milhões) foram atribuídos ao Departamento de Defesa Nacional para cobrir a respectiva despesa inicial.
Atualmente está sendo escrita uma notificação de concessão de um contrato relativamente ao sistema de mísseis de cruzeiro supersônicos, revelou na quarta-feira (29) o jornal Philippine Daily Inquirer.
Manila e Nova Deli assinaram em março de 2021 um plano governamental para as Filipinas adquirirem os BrahMos e potencialmente outro equipamento de defesa indiano, depois que em dezembro de 2019 Delfin Lorenzana, secretário da Defesa filipino, anunciou que o Departamento de Defesa Nacional planejava encomendar o sistema em 2020.
No entanto, devido ao início da pandemia da COVID-19, Manila redirecionou os fundos para os serviços de saúde.
Espera-se que o míssil entre ao serviço do Exército das Filipinas em 2024.