Panorama internacional

Kim Jong-un surge irreconhecível em encontro do Partido dos Trabalhadores após ausência (FOTO)

Uma foto publicada durante sessão do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia tem levado a mídia a sublinhar a perda de peso por parte do líder da Coreia do Norte.
Sputnik
Kim Jong-un perdeu peso recentemente, informou na quarta-feira (29) o tabloide Daily Star.
Em setembro de 2021 a emissora CBS News disse que o chefe de Estado norte-coreano pesava 139 quilogramas em junho, e citou "observadores da Coreia do Norte" como relatando que desde aí perdeu de dez a 20 quilogramas, sendo que, segundo o Daily Star, tal se deve a uma banda gástrica.
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, durante encontro plenário do 8º Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, 28 de dezembro de 2021, Coreia do Norte
Kim Jong-un apareceu na segunda-feira (27) em uma sessão plenária do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia governista, a primeira vez que o fez desde que seu tio-avô morreu neste dezembro. Não foram publicados detalhes sobre o encontro, mas a emissora CGTN escreve na terça-feira (28) que os participantes "discutirão e decidirão as políticas estratégicas e táticas, e tarefas para ação" necessárias para dar "o próximo passo" no desenvolvimento do país.
É esperado que durante o evento sejam feitos importantes anúncios sobre a política doméstica e exterior da Coreia do Norte, como costuma acontecer nestas ocasiões.
Em 2020 o líder norte-coreano desapareceu por semanas e não participou do maior e mais importante feriado do país, o dia de aniversário de seu avô Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte, levando a grande especulação sobre as razões da ausência. O secretismo do país desde sua formação levou a mídia mundial a falar sobre a saúde de Kim Jong-un, com muitos afirmando que teria morrido após uma cirurgia que correu mal.
Comentar