O consórcio estatal de defesa Rostec entregou às Forças Armadas russas o sétimo avião de alerta precoce e controle aerotransportado Beriev A-50U, após ser modernizado para detectar e rastrear alvos de última geração.
"A aeronave é capaz de detectar todos os novos tipos de aeronaves, de rastrear simultaneamente um maior número de alvos e caças do que a modificação anterior", comunicou a Rostec.
Além disso, o consórcio informou que a aeronave contará com novos sistemas eletrônicos de maior rendimento e velocidade, permitindo elevar as capacidades dos programas funcionais, bem como com um novo sistema de pilotagem e navegação.
"Devido à utilização de equipamentos modernos mais leves, o alcance de voo e a autonomia para realizar missões são agora maiores", detalhou.
O A-50U também está equipado com o sistema aéreo de alerta e controle (AWACS), também mais leve devido aos novos componentes do hardware de seu radar.
A aeronave recebeu ainda um sistema de radar com processamento digital dos sinais, tornando a operação mais fácil e rápida, além de minimizar o risco de erro do operador.
Juntamente com os computadores de bordo completamente substituídos, a aeronave dispõe também de uma ligação mais fiável ao equipamento de comunicação por satélite, com aumento significativo do volume de dados e da qualidade de suas características.
O A-50U foi projetado para detecção e rastreamento de alvos aéreos, terrestres e marítimos, alertando antecipadamente os postos de comando automatizados das Forças Armadas. O avião também efetua o controle e apoio a caças e bombardeiros durante suas operações.
Por fim, além da sua capacidade de detectar, rastrear e monitorar alvos aéreos, terrestres e marítimos e emitir informações sobre os alvos, a aeronave também pode servir como posto de comando.