Ciência e sociedade

Asteroide 3 vezes maior que o Cristo Redentor vai passar próximo da Terra no início do ano

Em 2009 a NASA deu início ao Space Situational Awareness Programme (Programa de Conscientização Situacional Espacial, em português) com o intuito de "fiscalizar" a órbita do nosso planeta.
Sputnik
Até então a agência espacial norte-americana encontrou mais de 20.000 "objetos perto da Terra" (NEO, na sigla em inglês), mas um chamou a atenção dos especialistas pelo seu tamanho. O asteroide 2013 YD48 tem 104 metros de largura.
De acordo com as previsões dos especialistas, o corpo celeste vai passar próximo da Terra no dia 11 de janeiro de 2022.
Antes do "gigante" passar aqui por perto, o Painel de Observação de Asteroides da NASA prevê que outros asteroides de menor porte, com tamanho entre 4 e 12 metros, também devem se aproximar do nosso planeta.
Ciência e sociedade
NASA apresenta mapa que mostra centenas de asteroides e cometas em tempo real
Mesmo menores, o choque com a terra de um asteroide em altíssima velocidade é capaz de causar grandes estragos. O asteroide que explodiu na atmosfera em 2013 na Rússia, causando a destruição de mais de 7.000 prédios e prejuízos superiores a R $180 milhões, tinha apenas 17 metros de largura.
Felizmente todos esses NEO vão passar próximo da Terra, mas não o suficiente para causar uma colisão. Segundo dados da Agência Espacial Europeia, só precisamos nos preocupar com o asteroide 2019 SU3, que tem chances de colidir com o nosso planeta no ano de 2084.
Comentar