O balanço considera os dados das 24 horas anteriores às 20h desta sexta-feira (31). Os números foram divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha de S.Paulo e UOL, em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde.
A média móvel de mortes nos últimos sete dias foi de 97. Com relação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -26%, o que indica uma tendência de queda.
Sete estados brasileiros não registraram mortes nesta sexta-feira (31): Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. Roraima e Tocantins não atualizaram as informações.
Já a média móvel de casos dos últimos sete dias ficou em 8.180. O número representa uma variação de +137% em comparação ao registrado há duas semanas, indicando uma tendência de alta nos diagnósticos. Porém, a quantidade de casos também pode ter sido impulsionada por dados que estavam represados após ataque hacker ao Ministério da Saúde.
Além disso, muitos estados tiveram oscilação nos registros no período de final de ano, o que pode ter gerado distorções e ocasionar correções nos próximos dias.