Panorama internacional

'Temos direito de autodefesa': base que abriga forças da coalizão dos EUA é alvo de ataque na Síria

Uma base militar no nordeste da Síria que abriga forças da coalizão liderada pelos EUA foi atingida por morteiros nesta sexta-feira (31), disse um porta-voz do Comando Central dos EUA.
Sputnik
O comunicado divulgado pela entidade militar indicou que na sequência do incidente nenhum militar ficou ferido, mas os projéteis atingiram áreas civis perto da cidade de Al-Shaddadi. Informa-se também que área ocupada pela coalizão não foi afetada.
"Todo o pessoal da coalizão foi contabilizado, e continuamos mantendo todas as medidas adequadas de proteção da força", diz comunicado. "[A coalizão] mantém o direito inerente de autodefesa e responderá a qualquer ataque em um momento e lugar de nossa escolha".
Panorama internacional
Civis e tropas governamentais da Síria interceptam e obrigam blindados dos EUA a recuar (VÍDEO)
Uma averiguação está atualmente em curso para determinar se os disparos provocaram mortes ou feridos entre civis, bem como se o incidente foi "deliberado" e, se for caso disso, por quem foi realizado. O Comando Central afirmou ainda que por enquanto não divulgará informações adicionais.
Anteriormente, o lançamento foi relatado pela televisão estatal síria, que indicou que os ataques aéreos tinham sido ouvidos na base, e que na sequência disso foi aumentado o nível de alerta.
Tropas dos EUA continuam presentes na Síria contra a vontade das autoridades do país árabe e sem mandato do Conselho de Segurança da ONU que legitime sua permanência.
Comentar