Panorama internacional

Maior pacto comercial do mundo liderado pela China entra em vigor

A Associação Econômica Integral Regional representa 30% do PIB e 30% da população mundial, englobando aproximadamente 2,2 bilhões de consumidores.
Sputnik
No dia 1º de janeiro entrou em vigor a Associação Econômica Integral Regional (RCEP, na sigla em inglês), formada por dez membros da ASEAN, além da China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
De acordo com o comunicado da ASEAN, atualmente o pacto é integrado pelos dez países que o ratificaram até o dia 2 de novembro de 2022: Austrália, Brunei, Camboja, China, Japão, Laos, Nova Zelândia, Singapura, Tailândia e Vietnã.
A Coreia do Sul se unirá ao bloco no próximo dia 1º de fevereiro e o resto dos Estados 60 dias após a ratificação.
Panorama internacional
China anuncia plano para se tornar 'centro global de tecnologia' robótica até 2025
Firmado em novembro de 2020, a associação implicará 30% da economia mundial e 30% da população mundial, chegando a aproximadamente 2,2 bilhões de consumidores.
Entre seus objetivos está a redução de tarifas comerciais, o fortalecimento das cadeias de fornecimento baseadas em regras comuns, incluindo a informação sobre a origem dos produtos, bem como a sistematização das normas que regulam o comércio eletrônico.
"A implantação do acordo RCEP [...] dará um tremendo impulso aos esforços de recuperação econômica posteriores à COVID-19", ressaltou o secretário-geral da ASEAN, Dato Lim Jock Hoi.
Comentar