Ciência e sociedade

Nova espécie de dinossauro com pescoço longo é descoberta entre fósseis na China (FOTOS)

Um novo gênero e espécie de dinossauro saurópode foi identificado a partir de um osso fossilizado encontrado na China há quase 30 anos.
Sputnik
A nova espécie de dinossauro vagueou pela Terra durante o período Jurássico Superior, há aproximadamente 155 milhões de anos.
A espécie, com cerca de 25 metros de comprimento, foi denominada Rhomaleopakhus turpanensis, e era membro da família Mamenchisauridae, grupo de dinossauros saurópodes (herbívoros de pescoço longo) do Jurássico e do Cretáceo Inferior da Ásia e na África, segundo artigo publicado no Journal of Vertebrate Paleontology.
"Esses dinossauros tinham vértebras extra no pescoço que o alongava e, além disso, cada vértebra cervical individual era mais longa", disse o professor e paleontólogo do Departamento de Ciências da Terra da University College London e no Museu de História Natural de Londres Paul Barrett, em comunicado.
"Não sabemos por que aconteceu isso com eles, mas presumimos que foi uma adaptação alimentar ou seleção sexual."
Holótipo do membro anterior direito de Rhomaleopakhus turpanensis com elementos individuais em posição anatômica aproximada
Um membro anterior do animal, quase completo, foi recuperado na Formação Kalazha, na bacia de Turpan, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, China.
"O Rhomaleopakhus turpanensis foi formalmente descrito como um espécime de outro dinossauro semelhante chamado Hudiesaurus sinojapanorum, mas tem uma série de características que não são vistas em nenhum outro saurópode", disse o professor Barrett.
"Por exemplo, talvez tenha os membros anteriores mais atarracados do que qualquer saurópode conhecido desta época", apontou o professor. "Isso significa que teria sido mais massivo em comparação com os outros saurópodes com os quais vivia. Se fosse um jogador de rúgbi, seria um avançado."
Para além disso, a espécie tinha um dos dois ossos dos membros anteriores extremamente robusto.
A forma atarracada desse osso está associada a um membro anterior mais fortemente flexionado, fazendo com que fosse mantido habitualmente em uma postura ligeiramente dobrada, acrescentou o professor Barrett.
"Achamos que isso significa que os membros anteriores não estavam apenas sustentando o enorme animal, mas que eles poderiam estar fazendo algo interessante com ele."
Comentar