Ciência e sociedade

Ovos fossilizados de espécie 'desconhecida' de dinossauro são descobertos no Brasil (FOTOS)

Os pesquisadores realizaram testes de laboratório para determinar a que espécie pertencem os restos.
Sputnik
Uma equipe de pesquisadores descobriu em São Paulo um conjunto de ovos de dinossauro fossilizados datados do Cretáceo superior, de entre 60 e 80 milhões de anos, comentou o paleontólogo William Roberto Nava ao portal G1.
De acordo com o especialista, a primeira aparição de restos de ovos fossilizados no parque Os Girassóis, em Presidente Prudente, ocorreu em 2020, quando foram encontrados ovos de crocodilos.
Durante as escavações realizadas em agosto de 2001, a equipe desenterrou cinco ovos que apresentavam características distintas às dos encontrados anteriormente, principalmente com relação ao tamanho e características da casca.
O pesquisador também explicou que a casca dos ovos de crocodilo se caracteriza por ter uma superfície externa porosa ou lisa, enquanto os fósseis recentemente encontrados apresentam uma textura rugosa em forma de "pequenas ondas".
"Enquanto os ovos de crocodilo medem 6 centímetros de comprimento por 3,5 de largura, estes ovos de dinossauro carnívoro medem aproximadamente de 12 a 13 de comprimento por 6 a 7 de largura. Portanto, são muito maiores, o que indica que não são ovos de crocodilo, mas sim de alguma espécie desconhecida de dinossauro carnívoro", explicou Nava.
O especialista observou que as características dos fósseis são muito similares às de alguns exemplares encontrados na Argentina e Mongólia.
Além disso, ele comentou que não é possível determinar a que espécie pertencem os restos, já que não foram encontrados outros tipos de rastros, como dentes ou partes de ossos, que facilitem sua identificação.
"Como o único registro são ovos isolados, será preciso fazer um estudo de laboratório para determinar aproximadamente a que espécie ou a que grupo de dinossauros carnívoros de pequeno tamanho pertenciam os ovos", apontou.
Comentar