Anvisa quer fim da temporada de cruzeiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, após o aumento de casos da COVID-19 e surtos a bordo das embarcações que operam no país. A Anvisa reforçou a necessidade de uma interrupção imediata da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, por estarem colocando o país em risco com uma nova onda da doença. De acordo com a Anvisa, o vírus SARS-CoV-2 se espalha rapidamente entre pessoas próximas a bordo de navios, sendo alta a chance de contrair COVID-19 nos cruzeiros.
Movimento de passageiros no navio Costa Preziosa, da MSC Cruzeiros, que está atracado no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro, neste domingo, 2 de janeiro de 2021
© Folhapress / José Lucena
Variante Ômicron e mau tempo levam a cancelamento de mais de 3 mil voos
No domingo (2), quase quatro mil voos foram cancelados no mundo, sendo que aproximadamente metade deles somente nos EUA, segundo o portal G1. Entre os principais motivos para os cancelamentos e atrasos estão o rápido avanço da variante Ômicron devido a sua rápida disseminação, e o mau tempo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, citada pelo G1, o maior aumento percentual de casos da COVID-19 ocorreu nas Américas, com os EUA chegando a 1,2 milhão de novos casos, enquanto o Canadá chegou a 80 mil casos e a Argentina a 66 mil.
Avião da Latam é visto sobrevoando a zona sul de São Paulo, após decolar do aeroporto de Congonhas, nesta terça feira (30)
© Folhapress / Roberto Casimiro
Alta de juros dificulta vida de investidores no Brasil
Os investidores terão desafios adicionais em 2022 para lidar com a alta de juros global, com os principais bancos centrais do mundo confirmando apertos monetários para conter a inflação global, segundo a Folha de São Paulo. Além disso, com a incerteza no mercado devido à COVID-19, as bolsas dos EUA e da Europa seguem operando sem direção em um ambiente incomum. No caso do Brasil, o país ainda enfrenta um cenário interno instável devido à disputa eleitoral.
Investidores, durante evento do mercado de ações, no salão da Bovespa, em São Paulo
© Folhapress / Danilo Verpa
Israel começará a aplicar quarta dose da vacina contra a COVID-19
No domingo (2), Israel anunciou que vai oferecer a quarta dose da vacina contra COVID-19 para as pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde, tornando-se o primeiro país a aplicar de forma mais abrangente o segundo reforço contra a doença. Israel enfrenta atualmente um pico de infecções, impulsionada pela variante Ômicron, chegando a 4.085 novos casos na quinta-feira (30). Ao todo, o país contabiliza 8.243 mortes pela COVID-19 desde o início da pandemia.
Ataque terrorista deixa pelo menos 20 militares feridos e 5 mortos na Síria
Em decorrência de um ataque terrorista, pelo menos cinco militares morreram e outros 20 ficaram feridos. De acordo com a mídia síria, um ônibus militar foi atacado por um grupo terrorista do Estado Islâmico (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) aproximadamente 50 quilômetros a leste da terceira estação no deserto da Síria. Além disso, o ataque foi acompanhado por disparos de um canhão de 23 milímetros.
Uma imagem divulgada pela Agência Árabe Síria de Notícias (SANA), em 5 de maio de 2021, mostra a cena de um suposto ataque aéreo israelense na região de Latakia, na Síria
© AFP 2023 / Sana