Panorama internacional

Navio é atacado na costa do Iêmen, afirma organização britânica

As Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO, na sigla em inglês) aconselharam os marinheiros a exercerem extrema cautela na área do incidente.
Sputnik
No final do domingo (2), as Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido anunciaram ter recebido relatos de um ataque a um navio próximo ao porto iemenita de Ras Isa, no mar Vermelho.
A embarcação atacada estava a cerca de 23 milhas náuticas (aproximadamente 42 km) a oeste do terminal petrolífero Ras Isa, no mar Vermelho, de acordo com o Dryad Global.
A identidade do proprietário da embarcação não foi informada.
Uma investigação do incidente está sendo conduzida.
A última vez que um incidente envolvendo navios perto de Ras Isa ocorreu foi no final de 2019. Na época, os houthis apreenderam dois navios sul-coreanos e um navio com bandeira saudita, o que levou à criação de uma coalizão antiterrorista.
Há algum tempo que o Iêmen é dominado por um conflito armado entre as forças do governo lideradas pelo presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi e rebeldes houthis. Desde março de 2015, a aliança árabe, liderada pelos sauditas, vem trabalhando em cooperação com as forças de Hadi e conduzido operações aéreas, terrestres e marítimas contra os houthis. O conflito já desencadeou uma das maiores crises humanitárias do mundo.
Comentar