A movimentação da Força Aérea de Taiwan é uma resposta aos constantes exercícios e demonstrações realizados pelo Exército de Libertação Popular (ELP) da China no estreito de Taiwan. As manobras realizadas simulavam o combate com aeronaves provenientes do território continental chinês.
Taiwan continua a mostrar força militar com treinamento de caças.
"Com a alta frequência de aviões comunistas entrando na zona de identificação de defesa aérea [ADIZ, na sigla em inglês] de Taiwan, os pilotos da nossa ala são muito experientes e já lidaram com quase todos os tipos de aeronaves deles", disse o major Yen Hsiang-sheng em entrevista à SCMP, relembrando uma missão em que interceptou jatos J-16 do ELP.
O governo de Xi Jinping considera Taiwan como parte do território chinês, posicionamento que vem gerando tensão entre as duas partes.
As aeronaves utilizadas pela Força Aérea taiwanesa foram caças F-16, produzidos nos Estados Unidos. Os aviões decolaram de base aérea na cidade de Chiayi, que fica a cerca de 250 quilômetros ao sul da capital Taipé.
De acordo com informações do South China Morning Post, os exercícios desta quarta-feira (5) fazem parte de um treinamento de três dias em preparação para as comemorações do Ano Novo Lunar, no final do mês.