Notícias do Brasil

Brasil: produção industrial recua e chega ao 6° mês em queda

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE caiu dois pontos em dezembro, chegando a 100,1 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (98,7 pontos).
Sputnik
A produção industrial brasileira fechou novembro em queda de 0,2% na comparação com outubro, quando chegou a recuar 0,6%. São seis meses consecutivos de queda, período que acumula perda de 4%.
Em relação a novembro de 2020, houve recuo de 4,4%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo IBGE.
Considerando o ano de 2021, até novembro, a indústria acumula alta de 4,7%. Porém, o resultado do mês para o setor industrial brasileiro ainda está 4,3% abaixo do patamar pré-pandemia.
Operária da indústria têxtil em uma fábrica especializada em fios e malhas para modas íntima, praia e fitness, em Fortaleza, no Ceará. Foto de arquivo
As influências negativas mais importantes no mês de novembro foram das categorias de produtos de borracha e de material plástico (-4,8%), que perderam toda a alta acumulada (3,5%) nos meses de setembro e outubro.
A metalurgia (-3%) também se destacou, com a terceira queda consecutiva acumulando perda de 7,7% no período.
Outras contribuições negativas de grande impacto foram em produtos de metal (-2,7%), de bebidas (-2,2%), de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%), de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-4,5%).
Na direção oposta, 13 atividades apontaram crescimento na produção. As mais relevantes foram de produtos alimentícios (6,8%), indústrias extrativas (5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (2,9%).
As categorias de produtos alimentícios e indústrias extrativas voltaram a crescer após dois meses consecutivos de queda na produção, em que acumularam perdas de 7,3% e de 10,2%, respectivamente; e a última marcou o primeiro resultado positivo desde abril de 2021 (2,2%).
Panorama internacional
Indústria militar resiste à crise e fatura mais de R$ 3 trilhões em 2020
Comentar