Panorama internacional

Secretário de Estado dos EUA pede resolução 'pacífica' da crise no Cazaquistão

Antony Blinken conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi. Líder da ONU também fez pronunciamento sobre conflito no país.
Sputnik
De acordo com informações da AFP, o secretário dos Estados Unidos cobrou, além de uma resolução pacífica para o conflito, que seja respeitada a liberdade de imprensa e os direitos humanos da população.
"O secretário de Estado Antony J. Bliken conversou hoje com o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Mukhtar Tileuberdi, sobre o atual estado de emergência no Cazaquistão", confirmou o porta-voz do governo, Ned Price.
Blinken também reforçou o apoio total dos Estados Unidos ao Cazaquistão, sua constituição e instituições, informou Price.
A comissária de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, Michelle Bachelet, também expressou preocupação com o atual panorama no Cazaquistão e criticou a derrubada da Internet no país.
Bachelet disse que a decisão só vai instigar a violência e pediu que as autoridades estabeleçam de volta os serviços de Internet.
Panorama internacional
Tensão no Cazaquistão: protestos contra aumento de preços do gás se transformam em motins violentos

Estado de emergência

Protestos em massa provocados pelo aumento de preços do gás se transformaram em motins em várias cidades do Cazaquistão, incluindo a maior cidade, Almaty, e a capital Nursultan.
Em todo o território do país foi anunciado o estado de emergência, tendo o governo renunciado.
Comentar