O vulcão Wolf, próximo a um santuário das iguanas-rosadas de Galápagos, localizado na Ilha Isabela, entrou em erupção pela segunda vez em sete anos nesta sexta-feira (7).
Vulcão Wolf, em Isabela, está em erupção.
Em razão da região abrigar uma importante diversidade de animais e plantas, houve muitos questionamentos a respeito da segurança das espécies.
O diretor do Parque Nacional de Galápagos (PNG), Danny Rueda, disse à Associated Press que "espécies emblemáticas, como tartarugas, iguanas terrestres e, principalmente, iguanas-rosadas, estão fora do fluxo de lava".
Vulcão Wolf: o vulcão mais alto de Galápagos entra em erupção. A montanha mais alta das ilhas Galápagos entrou em erupção, expelindo Lava pelos seus flancos e nuvens de fumaça sobre o oceano Pacífico, de acordo com o Instituto Geofísico do Equador.
Danny Rueda comunicou que fez um sobrevoo pela região e também informou que a lava se dirige para o sul da cratera do vulcão.
O vulcão Wolf está localizado no norte da Ilha Isabela, a maior do arquipélago de Galápagos, a cerca de 100 km de povoamentos humanos.
O vulcão tem o nome de Theodor Wolf, geólogo alemão que estudou as Galápagos no século XIX, e que também dá nome à ilha de Wolf, no mesmo arquipélago.
Suas encostas abrigam as iguanas-rosadas (Conolophus marthae), uma espécie única no mundo.
O vulcão Wolf em Galápagos entra em erupção.
O vulcão de 1.707 metros de altura expeliu uma nuvem de gás e cinzas que atingiu quase 3.800 metros acima do nível do mar.
"Não há populações próximas ao vulcão ou na direção das nuvens de cinzas", acrescentou o instituto em nota.