Cientistas no Chipre encontraram uma nova variante do coronavírus, que é uma combinação das estirpes Delta e Ômicron, relata no sábado (8) o jornal Cyprus Times.
O dr. Leontios Kostrikis, que dirige uma equipe de pesquisa na Universidade do Chipre, disse ter estudado 25 amostras de pacientes, 11 delas de pessoas hospitalizadas com o coronavírus, e 14 da população geral. A variante recebeu o nome de Deltacron.
Ele notou que os pesquisadores encontraram "um número de mutações significante apenas encontrados previamente em casos da Ômicron, o que é diferente de outras variantes, visto que tem 30 mutações". No entanto, Kostrikis advertiu ser ainda cedo para dizer se a Deltacron suplantará a Delta e a Ômicron.
As 25 amostras foram submetidas à base de dados GISAID, que registra os vírus da gripe e o SARS-CoV-2, o que deve permitir seu estudo pela comunidade científica global.
A cepa Delta foi descoberta pela primeira vez na Índia em outubro de 2020, e se espalhou pelo mundo afora até se tornar a variante dominante no mundo durante grande parte de 2021. A Ômicron, por sua vez, foi detectada na África do Sul e em Botsuana no final de novembro de 2021. Ambas as versões do coronavírus foram consideradas ser mais transmissíveis que as estirpes anteriores.