Ciência e sociedade

Arqueólogos descobrem em Omã tabuleiro de pedra de um jogo de 4.000 anos (FOTO)

Arqueólogos descobriram um tabuleiro de pedra de um jogo de 4.000 anos enquanto estavam conduzindo escavações em um assentamento da Idade do Bronze e da Idade do Ferro perto da povoação de Ayn Bani Saidah, em Omã.
Sputnik
As escavações foram conduzidas pelo Centro de Arqueologia Mediterrânea (CAS, na sigla em polonês) da Universidade de Varsóvia e fazem parte de um projeto omano-polonês.
O projeto estuda assentamentos dentro do Vale do Qumayrah, onde pesquisas anteriores localizaram acampamentos pré-históricos, sepultamentos, assentamentos e estruturas de torres, todos situados em uma área perto de Ayn Bani Saidah.
Na mais recente temporada de trabalhos no local, que ficou concluída em dezembro, arqueólogos desenterraram um grande edifício do período da cultura Umm an-Nar (2500-2000 a.C.). Dentro de um dos compartimentos foi encontrado o tabuleiro de pedra de um jogo.
Incrível jogo de tabuleiro de pedra de 4.000 anos encontrado em Omã.
Na tábua foi entalhada uma grelha retangular composta de duas linhas de sete colunas. Dentro de cada quadrado da grelha há uma pequena cavidade rasa.
A tábua de pedra foi achada quebrada em uma extremidade, com o sétimo quadrado na linha superior danificado.
Tabuleiros de jogo deste tipo têm sido descobertos em sítios da Idade do Bronze na Índia, Mesopotâmia e no Mediterrâneo Oriental. Tais artefatos são extremamente raros e são geralmente encontrados em importantes centros econômicos, escreve portal The History Blog.
Pesquisadores encontraram no local evidências de processamento de cobre, bem como vários objetos de cobre, sugerindo que o assentamento participou deste comércio lucrativo, pelo qual Omã era famoso na época, com menções do cobre de Omã presentes nos textos cuneiformes da Mesopotâmia.
Comentar