Panorama internacional

China garante Ômicron 'sob controle' e não planeja lockdown em Pequim para Jogos de Inverno

A China não tem a intenção de realizar um lockdown em Pequim ou de alterar a regras de contenção do coronavírus para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, apesar da preocupação com a variante Ômicron, informou o comitê organizador do evento nesta terça-feira (11).
Sputnik
A atual estratégia da capital chinesa contra a COVID-19, com o isolamento dos envolvidos com os Jogos, tem funcionado bem, disse Huang Chun, responsável pelos esforços de prevenção da pandemia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022.

"A situação geral permanece sob controle", garantiu Huang, conforme noticiou o jornal South China Morning Post.

Segundo ele, não há planos para isolar Pequim ou a província vizinha de Hebei, em meio à política de tolerância zero da China contra a pandemia.
O país tem sofrido surtos esporádicos, com contaminações pela variante Ômicron. Um deles ocorreu na cidade portuária de Tianjin, um município a apenas 30 minutos de trem de Pequim.
Propagação e combate à COVID-19
Próxima pandemia pode ser pior, afirma desenvolvedora de vacina
Ainda segundo o South China Morning Post, diplomatas europeus expressaram preocupações sobre se a "bolha" olímpica de Pequim será de fato suficiente para impedir a disseminação de casos importados de COVID-19 e se há um plano de emergência detalhado para conter um eventual surto.
O governo municipal de Pequim pediu aos moradores locais, nesta segunda-feira (10), que evitem viagens "desnecessárias" durante o feriado do Ano Novo Chinês, juntando-se a outras cidades do país na tentativa de desencorajar a população em se deslocar entre o fim de janeiro e início de fevereiro.
Comentar