Na segunda-feira (11), o porta-voz de David Sassoli, Roberto Quillo, disse que ele havia sido hospitalizado devido a uma complicação de saúde "grave". David Sassoli ficou mais de duas semanas em um hospital na Itália, após uma disfunção do seu sistema imunitário.
A morte do político foi confirmada pelo escritório do seu parlamento em Washington, em uma publicação nas redes sociais.
Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, na França. Embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, ele prosseguiu sua recuperação na Itália.
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um(a) presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.
David Sassoli era presidente do Parlamento Europeu desde 2019. Esta foi a primeira vez na história do que um presidente da assembleia europeia em exercício morre.
De acordo com os regulamentos internos da instituição, o vice-presidente deve atuar como presidente até a eleição de um sucessor.
Presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, chegam ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, 9 de maio de 2021, para marcar o Dia da Europa. Foto de arquivo
© AP Photo / Jean-Francois Badias