O modernizado submarino do projeto 949AM se tornará a embarcação melhor armada, transportando dezenas de mísseis de cruzeiro, podendo portar a bordo até 72 mísseis Kalibr, Oniks e Tsirkon, informou uma fonte na indústria de construção naval.
"Os submarinos Antei modernizados pelo projeto 949AM poderão transportar a bordo até 72 mísseis de cruzeiro Kalibr, Oniks ou Tsirkon. De fato, eles se tornarão nos portadores submarinos de mísseis de cruzeiro melhor armados da Marinha russa", declarou.
A fonte ainda adicionou que a carga total de munições de um submarino do projeto 949AM será de aproximadamente 100 unidades de armas de mísseis e torpedos, quantidade mais que suficiente para destruir um grupo de porta-aviões.
"Uma salva incompleta de mísseis deste submarino será suficiente para garantir a destruição de um grupo de porta-aviões multifuncional", ressaltou.
O submarino Irkutsk, da classe 949A Antei (Oscar II, pela classificação da OTAN), está sendo submetido a essa modernização nos estaleiros Zvezda. O próximo, segundo as estimativas, será outro submarino desta classe, o Chelyabinsk.
De 1985 a 1996, os estaleiros russos construíram 11 submarinos 949A Antei, que deslocam imersos cerca de 24.000 toneladas, possuem 155 metros de comprimento e contam com 24 mísseis supersônicos Granit, entre outros armamentos.