A empresa de defesa sul-coreana LIG Next1 terminou em dezembro de 2021 os testes no mar da embarcação não tripulada Sea Sword-II, informou o portal Naval News.
Segundo os desenvolvedores, o teste bem-sucedido foi um importante avanço no desenvolvimento de plataformas marinhas não tripuladas, um elemento atualmente em expansão no setor da construção naval em diversos países.
Anteriormente, o Sea Sword-II demonstrou seu desempenho durante alguns testes operacionais realizados junto ao litoral do Pacífico.
O Sea Sword-II foi criado por especialistas da Agência para o Desenvolvimento da Defesa com fins comerciais e militares.
A embarcação é capaz de realizar missões de reconhecimento em áreas costeiras e próximo de bases militares em uma ampla variedade de condições, podendo inclusive, resistir a marés altas e fortes. Além disso, pode ser usada em operações de resgate e pesquisa submarina.
Os engenheiros sul-coreanos testaram a integração de dados de múltiplos sensores, mapeamento e controle de movimento.
De acordo com a empresa, o teste bem-sucedido na foi um importante avanço na criação de plataformas marinhas não tripuladas e ajudará a melhorar a competitividade da LIG Next1 no mercado.
A embarcação mede 12 metros de comprimento, 3,5 metros de largura e pesa 11 toneladas quando está completamente carregada, além de estar equipada com dois motores a diesel que fornecem uma velocidade máxima de 65 quilômetros por hora.
O Sea Sword-II possui em sua popa um sistema lança-mísseis múltiplo de 70 milímetros. O armamento adicional inclui uma metralhadora de 12,7 milímetros controlada remotamente.
A LIG Next1 apresentou pela primeira vez seu robô naval Sea Sword-II na exposição MADEX 2019.