A escultura encontrada pelos arqueólogos possui forma humana, tem 67 centímetros de altura, 18 centímetros de largura e é feita de um pedaço maciço de madeira. O artefato foi descoberto durante a construção da ferrovia HS2.
"Esse é realmente um achado impressionante que nos coloca cara-a-cara com o passado. A qualidade da escultura é impressionante e a figura em si é ainda mais excitante, porque objetos orgânicos desse período raramente sobrevivem", explicou Jim Williams, conselheiro científico da Historic England, órgão público responsável pela proteção do ambiente histórico da Inglaterra.
Durante as escavações, os arqueólogos primeiro acharam que a peça era somente um pedaço de madeira velha, mas após retirá-la do poço é que puderam entender o tamanho da descoberta.
Escultura romana de madeira recebe tratamento
© High Speed Two Ltd
"A incrível descoberta desta figura de madeira foi totalmente inesperada, e a equipe fez um ótimo trabalho para recuperá-la intacta. A preservação dos detalhes esculpidos na madeira, como o cabelo e a túnica, realmente dão vida à pessoa retratada na escultura", comentou Iain Williamson, um dos arqueólogos que identificaram a peça.
Agora o artefato está sendo preservado pelo time do departamento de arqueologia da Universidade de York, na cidade de York, na Inglaterra.
Uma rara figura romana esculpida em madeira foi descoberta pela HS2 arqueologia. Encontrado em Buckinghamshire, seus detalhes esculpidos incluem roupas e um chapéu ou penteado.
Durante a remoção da peça, foi encontrado um pequeno fragmento quebrado, que foi levado para análises de laboratórios, onde os especialistas esperam que sejam descobertos a idade precisa da madeira e também a procedência do material.