Panorama internacional

Em Bagdá, nova explosão abala escritório do partido do presidente do Parlamento iraquiano

Uma nova explosão foi relatada no norte de Bagdá na noite desta quinta-feira (14), horas depois de um ataque de foguete frustrado contra a embaixada dos EUA no país.
Sputnik
O incidente aconteceu nos escritórios do partido de Mohammed al-Halbousi, presidente do Parlamento iraquiano. Um dia antes, uma granada de mão foi lançada no prédio.
Mais cedo, as defesas aéreas dos EUA interceptaram dois foguetes que visavam a embaixada dos EUA. Vídeos publicados nas redes sociais mostram um dos foguetes caindo sobre uma escola e explodindo.
O ataque ao escritório do partido de Mohammed al-Halbousi aconteceu a 6,3 km ao norte da Zona Verde, área fortificada que abriga a embaixada dos EUA. Um vídeo do exterior do edifício mostra vidros quebrados pela área.
Escritórios do Taqadum (do partido político do presidente do parlamento iraquiano Al-Halabousi) foram bombardeados esta noite em Bagdá.
Na semana passada, Halbousi foi reeleito para um segundo mandato como presidente do Parlamento. A votação foi marcada por intensas disputas entre facções e um agrupamento de partidos xiitas se absteve da votação.

Outros ataques

Esta não foi a primeira vez em que Mohammed al-Halbousi foi alvo de um ataque. Em novembro de 2021, a residência do premiê do Iraque foi atacada com drones em alegada tentativa de assassinato.
O ministro do Interior do Iraque classificou a tentativa de assassinato do premiê do país como um "ataque terrorista". De acordo com o ministério, dois dos três drones envolvidos foram derrubados.
Um dos veículos aéreos não tripulados atingiu a casa do primeiro-ministro na "Zona Verde", que abriga embaixadas estrangeiras e escritórios governamentais. Embora tenha escapado ileso do incidente, vários seguranças ficaram feridos.
Comentar