Ciência e sociedade

Lua Mimas de Saturno pode esconder oceano nas profundezas de sua camada de gelo

A lua Mimas de Saturno está coberta com uma camada de gelo de até 31 quilômetros de espessura, porém, os astrônomos acreditam que há um oceano oculto, que permanece enterrado nas profundidades de sua grossa superfície gelada.
Sputnik
Embora as medições realizadas em 2014 pela sonda Cassini da NASA tenham demonstrado que o corpo celeste oscila ao girar, sugerindo que algo estranho esteja ocorrendo sob o gelo, insinuando que poderia haver água nas profundezas da camada de gelo, isso ainda não foi confirmado, segundo estudo publicado na revista Icarus.

"Quando observamos um corpo como Mimas, parece uma rocha pequena, fria e morta", observou Alyssa Rhoden, autora principal do estudo.

Ao explorar o tamanho e as previsões da formação do satélite, que tem uma superfície total levemente inferior ao da Espanha, a equipe determinou que seu calor interno seria suficiente para sustentar um oceano global de água líquida, de entre 24 e 31 quilômetros por baixo de uma grossa crosta de gelo, suficientemente profunda para não rachar na superfície.
Ciência e sociedade
Contestada hipótese sobre evolução dos planetas gasosos que pode rever formação de Júpiter e Saturno
Segundo os pesquisadores, uma combinação de aquecimento por marés, causada pela atração de Saturno, influiu no desenvolvimento do oceano interior, bem como em sua excentricidade e oscilação.
A pesquisadora explicou que existem muitos satélites gelados em nosso Sistema Solar, e "se Mimas pode ser um mundo oceânico, qualquer um deles também poderia".
Comentar