"No dia 12 de janeiro, a partir do aeródromo da Fábrica de Aviação de Kazan [...] o primeiro bombardeiro estratégico Tu-160M realizou seu primeiro voo. O voo foi efetuado a uma altitude de 600 metros e durou aproximadamente 30 minutos", comunicou a corporação estatal Rostec.
A tripulação, formada por pilotos de testes do Tupolev, realizou manobras para verificar a estabilidade e controle da aeronave no ar.
"Os sistemas e equipamentos do novo avião foram atualizados e modernizados em 80%", afirmou Yuri Slyusar, diretor-geral da Corporação Aeronáutica Unida (OAK, na sigla em russo).
O Tu-160 é o maior avião de asas de geometria variável do mundo, além de ser um dos mais potentes. A aeronave havia sido desenvolvida na União Soviética, com a participação de várias repúblicas, contudo, desta vez, foi construída do zero pela Rússia.
Um modelo anterior do Tu-160 foi produzido até 2008. O Ministério da Defesa informou em 2015 sobre a decisão de retomar a produção destes bombardeiros estratégicos, agora na versão modernizada, Tu-160M.