Panorama internacional

Reino Unido: príncipe Andrew renuncia a títulos militares e auxílio financeiro

Nesta quinta-feira (13), o príncipe Andrew, da família real britânica, renunciou aos títulos militares e ao auxílio financeiro da coroa. A medida teve anuência da rainha Elizabeth II.
Sputnik
O príncipe Andrew, duque de York, enfrenta acusações de abuso sexual contra Virginia Roberts Giuffre, uma das supostas vítimas do falecido criminoso sexual norte-americano Jeffrey Epstein, quando ela ainda era menor de idade.
Diante da situação, o membro da família real foi destituído de seus títulos militares e do auxílio financeiro real, segundo revelou o Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (13) através de suas redes sociais.
Com a aprovação da rainha, os títulos militares do duque de York e os patrocínios reais foram devolvidos à rainha. O duque de York continuará sem obrigações públicas e está se defendendo nesse caso como um cidadão privado.
Além disso, conforme publicou a agência Reuters, citando fontes, Andrew também não usará mais o título de "sua alteza real" e suas obrigações serão distribuídas entre outros membros da família britânica.
Na quarta-feira (12), o juiz distrital norte-americano Lewis A. Kaplan, negou recursos da defesa de Andrew no caso das acusações de abuso sexual. Andrew nega as acusações e sua defesa ainda pode recorrer para impedir que o caso vá a julgamento. Um acordo entre as partes também pode ser realizado.
Comentar