Panorama internacional

Senado dos EUA rejeita projeto de lei para sancionar o Nord Stream 2

Nesta quinta-feira (13), o Senado dos Estados Unidos rejeitou um projeto de lei do senador Ted Cruz que buscava impor sanções às empresas envolvidas na construção e na operação do gasoduto Nord Stream 2.
Sputnik
O projeto do senador republicano previa um prazo de 15 dias para o início das sanções. Cruz, porém, não conseguiu os 60 votos necessários para aprovar a legislação no Senado norte-americano.
Representantes do governo do presidente norte-americano Joe Biden estiveram no Capitólio nesta semana fazendo lobby contra o projeto. A ação ocorreu devido a preocupações de que as sanções poderiam comprometer a cooperação entre os Washington e parceiros europeus.
O governo Biden temia ainda que a aprovação das sanções pudesse gerar problemas nas negociações de segurança com a Rússia em meio à crise com a Ucrânia.
Logo do projeto Nord Stream 2 em gasoduto exposto na fábrica de Chelyabinsk, Rússia, 26 de fevereiro de 2020 (foto de arquivo)
O Nord Stream 2 é um gasoduto construído por diversas empresas russas e europeias com o objetivo de transportar gás natural da Rússia à Alemanha através do mar Báltico. Completado em setembro do ano passado, o projeto foi alvo de diversas sanções de Washington com o objetivo de impedir sua construção.
Apesar de pronto, o Nord Stream 2 ainda aguarda certificação da Agência Federal de Redes da Alemanha, que exige a criação de uma subsidiária alemã e uma nova tentativa de certificação.
Na terça-feira (11), a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, afirmou que o processo seguirá travado até que a operadora do gasoduto, a Nord Stream AG, se adapte às regras da União Europeia (UE).
Comentar