Ciência e sociedade

NASA detecta misterioso corpo espacial a 5.500 anos-luz da Terra, que poderia ser uma 'exolua'

Astrônomos sugerem que o corpo celeste seria uma "exolua" – uma lua que existe fora do nosso Sistema Solar –, de acordo com os dados do telescópio espacial Kepler da NASA.
Sputnik
O corpo foi detectado pelos pesquisadores perto do gigante gasoso Kepler 1708b, localizado a cerca de 5.500 anos luz da Terra, informou nesta quinta-feira (13) a Universidade de Columbia, EUA.
A exolua, que é provavelmente composta de gás, está situada longe de sua estrela hospedeira. O corpo espacial tem quase três vezes o tamanho da Terra.
Estima-se que o seu diâmetro seja de cerca de 33.000 km em comparação com o terrestre, que é de cerca de 12.700 km.
A existência de exoluas ainda não foi oficialmente confirmada, embora o primeiro candidato oficial tenha sido identificado há quatro anos, escreve Daily Mail.
Uma vez que as exoluas não podem ser observadas diretamente, sua presença é inferida quando passam em frente de uma estrela, escurecendo por alguns instantes a luz da estrela.
Ciência e sociedade
Novo planeta maior que a Terra é descoberto fora do Sistema Solar
Se for confirmada a sua existência, a nova descoberta pode significar que as exoluas são tão comuns no Universo quanto os exoplanetas.
O estudo, publicado na revista Nature Astronomy, foi liderado pelo professor David Kipping da Universidade de Columbia.
"Até agora os astrônomos identificaram mais de 10.000 candidatos a exoplanetas, mas as exoluas são muito mais desafiadoras. Elas são terra incógnita", afirmou o pesquisador, que passou a última década na busca destes corpos celestes.
A confirmação de que o corpo misterioso que orbita o planeta Kepler 1708b é uma exolua pode levar muito tempo, tendo em conta que o primeiro candidato foi detectado há quatro anos e ainda está aguardando a confirmação.
Comentar