A Bellwether Industries, startup britânica com sede em Londres, Reino Unido, publicou na quarta-feira (12) imagens de voo não tripulado do Volar eVTOL, um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical.
Volar eVTOL futurista pela Bellwether vai aos céus em primeiro teste de voo – designboom
O protótipo do veículo voador voou em Dubai, Emirados Árabes Unidos, a uma altitude de quatro metros e uma velocidade de 40 km/h.
A aeronave contará com um "sistema de propulsão oculto", um perfil compacto, e respeitará o meio ambiente, oferecendo uma forma de viajar segura e pouco ruidosa, garante a empresa.
"'Volar' é o que definimos como nova categoria de transporte, um avião UAM [mobilidade de ar urbana, na sigla em inglês] para uso privado", aponta a Bellwether Industries.
Segundo declarações citadas pelo jornal Cambridge News, o modelo final será um avião de quatro a cinco assentos, que deverá realizar viagens dentro de uma cidade em altitudes de até 915 metros, e velocidades de até 220 km/h.
"Queremos criar um avião privado urbano para todo o mundo voar de algum lugar para outro em qualquer hora", explicou a empresa.
A Bellwether Industries prevê que nos próximos dez anos os veículos voadores privados chegarão ao espaço aéreo das cidades.