Ciência e sociedade

Erupção de vulcão subaquático em Tonga, no Pacífico, leva a avisos de tsunami na região (VÍDEOS)

Tonga, um país insular no oceano Pacífico, emitiu no sábado (15) um aviso de tsunami na sequência de uma erupção vulcânica, levando a advertências nos territórios circundantes.
Sputnik
Os Serviços Geológicos de Tonga emitiram neste sábado (15) um aviso de tsunami devido à erupção de um vulcão subaquático no país.
A entidade disse que a advertência se aplica a todo o país no oceano Pacífico, e que as plumas de gás, fumaça e cinzas expelidas pelo vulcão subiram a uma altitude de 20 km. O vulcão Hunga Tonga-Hunga Haapai está apenas 65 quilômetros a norte da capital Nukualofa, sob a qual teria caído cinza.
O portal Stuff citou uma família relatando que ela estava se preparando para jantar quando o resultado da erupção chegou ao local.
Enorme erupção vulcânica perto de Tonga. Há relatos de tsunami lá e ficou totalmente escuro. Também há muitos relâmpagos.
"Meu primeiro instinto foi me esconder debaixo de uma mesa. Peguei minha irmã pequena e gritei aos meus pais e outros na casa para fazerem o mesmo", contou Mere Taufa, contando que em seguida a casa começou sendo inundada.
"Você podia ouvir gritos por todo o lado, pessoas gritando por segurança, para toda a gente subir a um ponto mais elevado", explicou ela.
O vulcão Hunga Tonga teve uma das mais violentas erupções vulcânicas já registradas em satélite.
A erupção foi tão violenta que podia ser ouvida como "sons de trovões violentos" em Fiji, a mais de 800 km de distância, disse a emissora BBC citando funcionários da capital, Sova, enquanto as autoridades na Nova Zelândia também advertiram sobre tempestades.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) anunciou que a Samoa Americana, um território não incorporado dos EUA, está sob ameaça.
Comentar