"Há um crescimento na força de defesa antimíssil, dos mísseis de cruzeiro e dos veículos aéreos não tripulados (VANT) iranianos e a proliferação desses VANT em toda a região. Houve um aumento substancial na detecção de atividade incomum (UAD) na região, é significativamente diferente", disse Cooper nesta sexta-feira (14) na conferência do Centro de Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS, na sigla em inglês).
Em resposta, a 5ª Frota está desenvolvendo e implantando armas laser, ou armas de energia direcionadas, em seus navios de guerra na região, afirmou o comandante, acrescentando que não revelaria mais detalhes sobre os trabalhos.
A Marinha dos EUA está instalando "armas laser em navios de guerra na região. Esta é uma área em que estamos trabalhando de forma ativa. Por razões compreensíveis, eu não vou falar sobre isso", disse o vice-almirante.
Recentemente, a Marinha dos EUA revelou o conceito do destróier de última geração DDG (X) e planeja que a embarcação conte com mísseis hipersônicos e lasers, o que tornaria o navio ainda mais poderoso.