"Temos tensão demais na fronteira, tensão demais nesta parte da Europa", afirmou Peskov. Ele acrescentou que tal situação é "extremamente perigosa para nosso continente".
Peskov declarou ao canal que existe "algum entendimento" nas relações entre a Rússia, Estados Unidos e a OTAN, mas em geral as partes estão em "caminhos completamente diferentes", o que segundo ele, é perturbador, escreve Bloomberg.
"Temos algum entendimento, mas em geral, em princípio, agora podemos dizer que estamos em caminhos diferentes, em caminhos completamente diferentes, e isso não é bom, isso é perturbador", observou.
Comentando os supostos planos da Rússia para escalar a situação em torno da Ucrânia, o porta-voz rotulou de infundadas tais acusações e indicou que "vivemos em um mundo de acusações falsas".
O embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, disse à Newsweek, em entrevista publicada no sábado (15), que a expansão da OTAN para o leste estava aumentando as tensões na região.
A Rússia vê a crescente expansão da OTAN, que ocorreu em cinco ondas desde a queda da União Soviética, como uma ameaça à segurança nacional, disse o diplomata. Ele alertou sobre o risco de escalada e confronto militar direto no espaço pós-soviético e além dele.