Ciência e sociedade

Arqueólogos encontram túmulo junto a ornamentos de ouro de 2.500 anos na Rússia (FOTOS)

O achado foi feito em um sítio arqueológico ao norte da república de Tuva, na localidade conhecida por "Vale Siberiano dos Reis".
Sputnik
As escavações da necrópole da época dos citas foram realizadas por um grupo de arqueólogos russos e poloneses. De acordo com reportagem do Heritage Daily, eles descobriram dois novos túmulos no sítio arqueológico e um chamou a atenção dos cientistas, por se tratar de uma câmara funerária de madeira.
Detalhe de peças de ouro em túmulo da época dos citas encontrado na Rússia
A estrutura foi toda construída sobre uma base de vigas sólidas, contendo dentro uma mulher de estimados 50 anos de idade e uma criança pequena. Ao lado dos corpos, estavam diversos ornamentos feitos de ouro, uma faca de ferro e um espelho de bronze com uma joia em formato de Lua crescente.
O sítio arqueológico de Tuva é da época dos citas, um povo nômade que chegou à região sul da Rússia entre os séculos VIII e VII a.C.
Uma mulher de aproximadamente 50 anos foi enterrada juntamente com ornamentos de ouro
Além dos túmulos, os cientistas também encontraram outros objetos feitos de materiais orgânicos como hastes de flechas, um fragmento de aljava, um cabo de machado e um pente de madeira que estava conectado ao espelho de bronze por uma corda de couro.
De acordo com os arqueólogos, os túmulos são do século VI a.C. e provavelmente eram de uma família nobre, levando em conta o local do enterro, uma área considerada como centro de rituais dos citas na época, e também pelo grande volume de ornamentos valiosos enterrados com os corpos.
Comentar