Panorama internacional

Berlim tomará 'medidas adequadas' sobre Nord Stream 2 se tensões escalarem, diz MRE alemão

Alemanha, junto com parceiros ocidentais, tomará "medidas adequadas" em caso de maior escalada em torno da Ucrânia por parte da Rússia, anunciou a chefe do MRE alemão, Annalena Baerbock.
Sputnik
Durante coletiva de imprensa com seu homólogo ucraniano, Dmitry Kuleba, em Kiev, a ministra disse que o projeto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) não corresponde totalmente às leis europeias, por isso o processo de sua certificação foi adiado.
Ela disse que Berlim tirou "conclusões geoestratégicas" e, "caso a escalada continue por parte da Rússia, nós junto com os parceiros tomaremos medidas adequadas".

Resposta da chancelaria russa

As declarações do MRE alemão ocorreram na véspera da visita de Annalena Baerbock a Moscou, onde ela deve se reunir com o chanceler russo, Sergei Lavrov, em 18 de janeiro.

Conforme comentário divulgado no site do MRE da Rússia, "há tentativas do lado alemão de influenciar processos internos na Rússia, na mídia alemã é emitida uma propaganda antirrussa aberta, é submetida a pressões a divulgação alternativa de informações, inclusive pelas mídias russas e de língua russa na Alemanha".

O Nord Stream 2 é um gasoduto construído por diversas empresas russas e europeias com o objetivo de transportar gás natural da Rússia à Alemanha através do mar Báltico. Apesar de pronto, o Nord Stream 2 ainda aguarda certificação da Agência Federal de Redes da Alemanha, que exige a criação de uma subsidiária alemã e uma nova tentativa de certificação.
Comentar