Panorama internacional

Após ataque hacker na Ucrânia, premiê da Polônia decreta 'estado de ameaça cibernética'

O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, decretou estado de ameaça cibernética em todo o país até o dia 23 de janeiro deste ano.
Sputnik
A medida é uma reação às invasões de sites e sistemas de instituições governamentais ocorridas na vizinha Ucrânia, disse o governo polonês nesta terça-feira (18).
"O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki assinou uma portaria para introduzir o primeiro nível de alarme ALFA-CRP em todo o país", disse o governo em comunicado.
O nível decretado de alarme de ameaça cibernética é o mais baixo no sistema de quatro níveis de alerta da Polônia. Entre as medidas, o decreto exigirá que as instituições públicas "realizem um monitoramento crescente da segurança dos sistemas de tecnologia da informação e comunicação".
Primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki
Na semana passada, vários sites do governo ucraniano foram invadidos. O governo ucraniano descreveu a situação como o maior ataque cibernético em quatro anos. Uma investigação está em andamento para encontrar os autores.
Essa não é a primeira vez que o governo polonês aciona o mecanismo de alerta. A mais recente ocorreu entre os dias 5 e 10 de dezembro de 2021, durante a realização da Cúpula Digital da Organização das Nações Unidas (ONU).
Comentar