Panorama internacional

Candidato ao Senado dos EUA fuma maconha em anúncio de campanha (VÍDEO)

Candidato ao Senado dos EUA pelo Partido Democrata, Gary Chambers pede a legalização da maconha em âmbito federal.
Sputnik
Representando o estado da Louisiana, Gary Chambers está concorrendo a um assento no Senado dos EUA. Sua principal bandeira de campanha é a legalização da maconha nos EUA.
Nesta terça-feira (18), Chambers postou um vídeo em suas redes sociais anunciando sua campanha. No vídeo, ele fuma maconha em uma poltrona de couro ao ar livre e fala sobre a política de repreensão às drogas nos EUA.
"A cada 37 segundos, alguém é preso por porte de maconha", disse Chambers. "Desde 2010, a polícia estadual e local prendeu cerca de 7,3 milhões de norte-americanos por violar as leis sobre a maconha, mais da metade de todas as prisões por drogas."
As críticas do candidato também se estendem a questão racial nos Estados Unidos. Segundo ele, "os negros são quatro vezes mais propensos a serem presos por leis de maconha do que os brancos".
"Os estados gastam US$ 3,7 bilhões [R$ 20,4 bilhões] aplicando as leis de maconha todos os anos. A maioria das pessoas que a polícia é presa não são traficantes, mas sim pessoas com pequenas quantidades de maconha. Assim como eu", declarou.
A legalização da maconha se tornou uma campanha popular para candidatos políticos nos últimos anos. Embora o presidente Joe Biden não tenha se manifestado pela legalização da maconha em nível federal, ele disse que apoia a descriminalização do porte da droga.
No pleito marcado para novembro, Gary Chambers enfrentará o atual senador republicano John Kennedy, crítico radical da China e da Rússia em seus discursos no Senado norte-americano.
Notícias do Brasil
Por trás do combate às drogas no Brasil existe racismo e imperialismo dos EUA, diz analista (18+)
Comentar