Militares de Israel e dos EUA realizaram com sucesso testes do sistema de mísseis antibalísticos hipersônicos Arrow 3, anunciou na terça-feira (18) o Ministério da Defesa israelense.
A Organização de Defesa Antimíssil de Israel, junto com a Agência de Defesa Antimíssil dos EUA e as FDI (Forças de Defesa de Israel) conduziram um teste de voo bem-sucedido do Sistema de Armas Arrow 3, que é projetado para interceptar mísseis balísticos fora da atmosfera da Terra. O teste foi liderado pelas IAI (empresa Indústrias Aeroespaciais de Israel).
O Ministério da Defesa de Israel acrescentou que os radares operacionais do Arrow 3 detectaram a ameaça simulada e transferiram os dados ao sistema de controle de combate para análise. Em seguida foram criados planos de interceptação e dois mísseis do sistema acabaram sendo lançados, eliminando o alvo com sucesso.
Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, aplaudiu o sucesso do teste e disse que o ministério está equipando Israel "com capacidades de se defender contra ameaças em desenvolvimento" que permitem "a liberdade de manobrabilidade estratégica".
No domingo (16) as FDI relataram que terminaram os treinamentos Desert Falcon (Falcão do Deserto), exercícios militares aéreos conjuntos com os EUA, que decorreram no deserto de Negev e foram realizados com caças F-16.
Israel tem conduzido vários exercícios militares com os EUA ao longo dos anos, destacando o Irã como principal "ameaça" ao país e procurando evitar que ele obtenha uma arma nuclear.